sábado, 23 de maio de 2009

Estresse desnecessário

Hoje, mais uma vez, presenciei cenas lastimáveis devido a uma discussão “inútil“ que envolvia religião.

Na minha concepção, qualquer discussão sobre qualquer assunto é válida e enriquecedora, desde que todos os envolvidos ouçam e possam expressar suas opiniões. Infelizmente, nossa sociedade mostra que aquele dito popular “Futebol, Política e Religião não se discute“ é verdadeiro. São três temáticas que alienam as pessoas a ponto de formarem pontos de vista tão fortes e inflexíveis que qualquer coisa que seja dita contra eles, por mais fundamentada que seja, vira motivo de briga ou, na melhor das hipóteses, não é levada em consideração.
Embora eu não conheça a fundo a situação que ocorreu hoje, não podendo, portanto, analisar o caso de melhor maneira, acho esse post válido, pois abordará aspectos de muitos casos reais, lamentavelmente, frequentes.

Geralmente, tudo começa do “acaso“. Está rolando uma conversa pacífica sobre determinado assunto, daí, enfocando-se a religião, alguém coloca um ponto de vista religioso na conversa e, claro, na maioria das vezes, os envolvidos na conversa apresentam difrentes (des)crenças. Então, a conversa aparentemente inofensiva ganha proporções imensas, muito maiores do que as que deveriam ter, partindo-se pra baixaria, muitas vezes. Alguém vai dizer que não é bem assim, se sentindo ofendido e dizendo o que é o certo (pra ele, claro). Mesmo que se peça desculpas depois (fato muito raro), a relação entre os envolvidos dificilmente será a mesma.. Sempre vai haver um rancor, uma rixa ou qualquer outro sentimento negativo em relação ao outro. (Aliás, acho que cabe uma observação interessante aqui: geralmente as religiões pregam sentimentos positivos pelo próximo, mas quando cada um vai defender a sua, é raro se respeitar o outro e comum cultivar sentimentos ruins em relação àqueles que não apresentam a mesma crença. Paradoxal, não?)

Tomar as dores alheias em uma situação dessas não é recomendado. Seria interessante que quem estivesse de fora tentasse acalmar os mais exaltados e não entrasse na briga colocando mais lenha na fogueira.

No final, todo mundo sai com raiva, no mínimo, chateado, vai fazer fofoca com os amigos, fazendo a caveira do outro e instigando a raiva dos companheiros também, quem tá de fora avalia a situação a partir da história que ouviu (que, óbvio, é favorável a quem contou), ninguém leva em consideração o que o outro fallou, ninguém muda de opinião, não se chega a uam verdade absoluta... Enfim, a única coisa que uma discussão dessas produz é um abalo desnecessário no sistema nervoso.

Por isso eu não tenho uma religião definida... Tiro um pouco do que conheço de cada uma, de acordo com meus princípios e opiniões e crio minha própria crença. Mas não é por isso que eu vou sair dizendo que essa é a forma correta de se agir ou impondo meu ponto de vista em relação a isso. Afinal, as outras opiniões também devem ser respeitadas... Não há certo ou errado. Há a crença que te faz bem e aquilo que você faz pra ser feliz. O que não pode é ser feliz às custas da infelicidade e da humilhação alheia.

Também evito ao máximo discutir com quem não se propõe a ouvir e tiro meiu time de campo quando a situção começa a pegar fogo, como fiz hoje.

Bom... Se religião é formada basicamente por aspectos que não se podem provar, acho completamente desnessário estender uma discussão que pode levar a desavenças e inimizades, abalando as estruturas de uma amizade, que antes era saudável e produtiva.

Poupemos nossos nervos e façamos o bem ao outro, ao invés de tentar convencê-lo de que ele está errado e nós somos os detentores da verdade. Na verdade, fazer o bem é uma opção. A idéia é só ressaltar que existem outras coisas melhores e úteis a se fazer.

Sabemos que cada um tem uma crença particular. Não precisamos ficar questionando-a quando se sabe que nada do que dissermos será ouvido... Não gastem saliva à toa... Seu coração agradece.

Mas é claro.. essa é mais uma opinião minha... Você tem todo o direito de não concordar. E eu vou respeitar sua opinião e, posso até aceitá-la se você me apresentar argumentos plausíveis.

Fica aí uma célebre frase de Voltaire pra reflexão:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

PS: Muito do que foi dito é válido para outros temas, como Fuutebol e Política, fazendo-se as devidas adequações.

3 comentários:

  1. Olá minha querida Thay!!

    Gostei da potagem, algém já disse "ninguem convence ninguem, ninguem influencia ninguem". Realmente temas q envolvem mais paixão do compreeção racional são dificeis d discutir passivamente rsrsrsr. (vou te confessar uma coisa esses são meus temas favoritos). No entanto, quando entro nessas discussões procuro assumir mais o papel de provocador sem deixar claro quais são minhas crenças. Muitas vezes nossas crencas são formadas sem base alguma e carregamos esse fardo pro resto da vida sem jamais nos questionarmos o pq, sem jamais tentar entendê-las a fundo e assumi-las como nossas. Tenho um enorme przer em provocar as pessoas q tem crenças religiosas outro dia dicuti com um padre se o casamento monogâmico não é antinatural rsrsrsr. acreditar infelismente ou felizmente ñ é sinônomo d entender muitos tem medo d serem questionados em suas crenças e com isso mantém posturas extremistas. Provoquei e provoco muitos colegas ao ponto de ser considerado ateu por uns e fideista por outros.
    Tá ai um tema para pesquisa como se formam nossas crenças??

    Um chero!!
    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Eu estava conversando isso ontem com um colega, enquanto ele disse q religião, política e futebol não se discute, eu rebati e disse q deve se discutir sim, para melhorarmos nosso senso crítico sobre essas questões. Mas discutir saudavelmente, expondo sua opinião e ouvindo a do outro na mesma sintonia, principalmente pq, como vc disse, nada sobre religião pode ser provado. E mesmo q alguma coisa possa ser comprovada, jamais impor isso a alguém. Assim como muitas coisas q foram provadas pela ciência séculos atrás e ninguém deu a devida atenção. Ouvir o outro sempre é a chave. Enfim, adorei e concordei com tudo o q vc escreveu. Vc sim deveria escrever um livro!
    Beijo, te amo =*

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente texto Thay! Também penso como você. Tenho a minha crença e sei respeitar a crença de outras pessoas. É realmente horrível quando tentam impor a você algo que é contra teus princípios, ou mesmo contra tua vontade. Somos seres livres. Eu digo isso porque já passei por alguns episódios em que tentaram impor princípios diferentes aos quais eu creio e eu não gostei nem um pouco. Acho que, acima de qualquer coisa, é falta de respeito ao próximo. Algo que é paradoxo ao que prega a maioria das religiões, como você disse.
    Eu só lamento que muitas vezes as grandes diferenças façam com que tantos episódios tristes aconteçam pelo mundo afora por culpa, não de todos, mas de alguns extremistas religiosos que não sabem respeitar as crenças dos outros.
    Enfim, creio que realmente deve prevalecer o respeito às opiniões alheias, mesmo que estas sejam muito diferentes das que nós próprios venhamos a possuir.

    Parabéns Thay! E continue escrevendo! É um prazer ler textos tão bem escritos! =D

    ResponderExcluir