segunda-feira, 20 de julho de 2009

A banalização dos sentimentos

Bom... O post dessa vez foi inspirado em uma conversa com um amigo para variar. Aliás, confesso que não pedi autorização pra ele pra falar coisas da história que ele me confiou, mas como eu vou manter nomes em sigilo, acho que não terá muito problema, até porque trata-se de um fato muito comum de ocorrer e pode acontecer (ou ter acontecido) com qualquer um. Caso o amigo ao qual me refiro ler esse post e não gostar de ver parte de sua história aqui publicada, pode falar comigo imediatamente que irei apagar o post. Se bem que não acho que vou me ater muito à história contada, mas às relações que ela têm com outros episódios da vida.

Enfim, o fato: um relacionamento no qual uma das partes envolvidas se dizia e se mostrava completamente apaixonada pela outra, presentes carinhosos, romantismo, juras de amor (na verdade, esse amigo não me disse exatamente isso, mas acho uma conclusão plausível pelo que ele disse). Daí, quando finalmente havia uma possibilidade de correspondência à altura aos supostos nobres sentimentos, vem algo como "não dá mais", aparentemente do nada... Então você descobre que em pouco tempo tudo o que era destinado a você se direciona a outra pessoa com tanta naturalidade que chega a ser praticamente inacreditável.

Isso foi apenas uma forma de eu iniciar os pensamentos que vão permear esse post... Um dia desses falaram sobre a banalização do amor na sala de aula.. Sobre a facilidade que as pessoas têm em dizer "eu te amo" a "desconhecidos", em especial via orkut. E, nesse caso, acrescento os "te adoro" e "amigaaaa" que, por experiência própria, posso afirmar que são falsos na maioria dos casos... Pessoas que nunca vi e/ou mal falo chegam a fazer declarações de amizade que nem os meus amigos verdadeiros fazem (até porque, em relação a estes, eu não preciso dessas frases, expressões... Eu simplesmente sinto e sei o quanto representam na minha vida)

E é por isso que estou aqui hoje... Aliás, a data veio a calhar... Dia da amizade, do amigo, sei lá... Seja lá o que for, proponho aqui uma reflexão sobre como os sentimentos foram banalizados, sobre como somos falsos, hipócritas e sobre como a vida solitária e carente das pessoas faz com que elas pratiquem atos aparentemente absurdos. Porque, para mim, uma pessoa que nunca te viu dizer q tem saudades suas é, no mínimo, carência. (Obviamente, excluo dessa situação aquelas que, mesmo não tendo te visto, conquistaram uma amizade forte e verdadeira com você, pois acredito sim que amizades e outros tipos de sentimetos virtuais possam ser sinceros, quando apresentam toda uma base)

Não vou dizer que não sou hipócrita... Eu aprendi com a dança e vou seguindo seu movimento.. É a seleção artificial... Mas não é por isso que não me sinto mal com essa onda de hipocrisia e falsidade e tento evitar fazer parte dela, apesar de eu fracassar muitas vezes.

Não vou falar muito o que penso... Vou apenas propor a reflexão realmente e espero contribuir de alguma forma na vida de quem ler esse post

Até a próxima!

Um comentário:

  1. E mais de um ano e meio depois eu comento hein. É sempre muito difícil comentar tuas postagens. Quando as leio, sinto que não é preciso adicionar algo, apenas dizer: É, assino embaixo!
    Sendo assim, "É, assino embaixo" kkkkkk As pessoas têm usado algumas palavras como "Eu te amo" como quem diz bom dia o.O Creio que no calor do momento, por conta de um breve instante de felicidade ou encantamento com o outro, alguns soltam o "amiiiiiiigaaaa (ooooo)" e não param para analisar o significado das coisas (Ué, até outro dia eu usava a palavra "literalmente" de forma incorreta, até ser advertido sobre o sentido da expressão - Se bem que isso foi mulice minha). Talvez realmente as pessoas façam isso por carência, ou quem sabe por infantilidade mesmo. Para exemplificar, ao calor dos meus 4 anos de idade eu virei para minha mãe e disse que queria ser marginal quando crescesse, simplesmente por achar a palavra bonita. kkkkk Enfim, não à banalização dos sentimentos!!! \O/

    ResponderExcluir